Que tal acompanhar nossas mídias sociais?
Inspire-se! Transforme-se!

Escute de verdade e salve uma vida

– Tempo de leitura: 2 minutos

Uma história real para lá de especial contando sobre como o uso do Grok pode até salvar vidas. O relato foi divulgado pelas criadoras americanas do Jogo Grok em seu blog, em inglês.

Este mês, compartilhamos esta história real para demonstrar o poder de apenas escutar os sentimentos e as necessidades das pessoas ao nosso redor. Em dezembro, um pai militar recebeu um GROK como presente de seu empregador. Depois de usar as cartas pela primeira vez, ele escreveu a seguinte história, que nos foi encaminhada:

Minha filha de 17 anos convidou seu namorado—um cara muito legal—e eu propus para tentarmos usar as cartas de sentimentos e necessidades. Eu não tinha olhado o jogo antes, então não tinha ideia do que esperar, mas nos divertimos muito.

Começamos com o baralho de necessidades e jogamos algumas rodadas, fazendo a forma de jogar “Necessidade principal”. Foi um desafio e foi interessante ver como as necessidades da minha filha de 17 anos diferem das minhas. É surpreendente saber que no topo das suas listas estavam “liberdade” e “independência”? Isso criou uma conversa interessante que nunca teria ocorrido sem as cartas!

Então decidimos brincar de charadas com as cartas de sentimentos e tentamos fazer as pessoas adivinharem um sentimento que expressamos apenas usando nossos rostos e corpos. “Encantado” X “feliz” foi bastante desafiador, mas cara, quanto nós rimos. O namorado não sabia que charadas é para ser jogado sem falar, o que achamos muito engraçado e iremos lembrá-lo desse detalhe por muito tempo ainda!

Além da diversão que tivemos, quero que você saiba que jogar este jogo possivelmente salvou uma vida. Porque estávamos comunicando sentimentos e necessidades, e compartilhando profundamente sobre as coisas—sem eu ficar preso no papel de pai e crítico—os jovens se abriram e me contaram sobre um de seus amigos que eles achavam que estava com ideação suicida.

Conversei com eles por algum tempo e os convenci de que era importante que a mãe desse amigo fosse informada, então eles ligaram para ela. A mãe chamou a polícia, que veio imediatamente. O amigo deles de fato planejava se matar naquela noite!

Por causa desse jogo, acho que fizemos uma grande diferença na vida desse amigo. Também consegui conversar com a mãe e escutá-la. Estou torcendo para que ela consiga conversar com seu filho. Estou impressionado com o resultado da noite e fico pensando no que teria acontecido se eu não tivesse tido as cartas! Obrigado por esse jogo muito bem pensado, MUITO útil e até divertido—vou usá-lo com frequência.

Nesta estação do ano e com todos os desafios que nos cercam, nunca podemos prever que milagres ou curas podem acontecer quando dedicamos tempo para realmente ESCUTAR o que importa para aqueles ao nosso redor.

Que o novo ano lhe traga boas energias, bem como oportunidades para uma escuta profunda,

Christine, Jean e Claire


Tradução livre e com autorização da autora, do artigo “Listen deeplysave a life”, publicado originalmente em inglês por Christine King. Disponível na íntegra aqui.

Tradução gentilmente oferecida pela Colibri. Ao copiar fragmentos do texto, cite a fonte.

Christine King (tradução por Laura Claessens)
Christine King é treinadora certificada em Comunicação Não Violenta (CNV) e instrutora universitária aposentada que ministrou cursos sobre transformação. Atualmente, a maior parte do tempo é dedicada a ser avó, jardinagem, natação, canoagem, viagens e promoção de empatia com o GROK Games que ela cocriou com a treinadora de CNV, Jean Morrison. Ela mora na área da baía de São Francisco, EUA.
Tem interesse em investir em suas habilidades relacionais e comunicacionais?

Cada produto nosso foi escolhido a dedo, com a intenção de apoiar seu desenvolvimento pessoal e profissional

Curso facilitado
TRETA: da polarização ao diálogo
Um curso para  aprender a lidar com quem pensa diferente.
Curso online gravado
Introdução à Comunicação Não Violenta
Comunicação consciente e empatia como caminho para a colaboração e relações saudáveis no ambiente de trabalho, e além
Kits de produtos
Kit beabá da CNV
Kit composto por três livros ilustrados que, quando lidos em conjunto, oferecem uma compreensão básica da Comunicação Não Violenta, tanto dos seus conceitos como das suas possibilidades de uso
Livros
Comunicação Não Violenta no trabalho
Um livro para te apoiar na integração de uma comunicação mais empática e assertiva no trabalho, pautado na CNV
Jogo GROK
Jogos
Jogo GROK
Um jogo para apoiar a prática de empatia e Comunicação Não Violenta de forma lúdica e divertida
Deixe um comentário!

Conta pra gente suas dúvidas, aprendizados, inquietações! Vem construir esse espaço de troca com a gente!

Assinar
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
transformação social
Saia da zona de conforto

Posicione-se!

Essa foto te chama a atenção? Então é hora de parar. Respirar fundo. Olhar pra dentro. ⚠️ Sabe aquela piada super legal, no ponto de

Leia mais »